“Em conversa com o marisco”

No passado dia 31 de maio, o curso profissional de Restauração do AEMC promoveu o Workshop “Em conversa com o marisco”, proporcionando uma tarde inesquecível de flavours a mar, onde todos tiveram algo para contar.

Antigos alunos do Curso Profissional de Restauração recordaram o seu percurso, e contaram aos mais jovens as suas experiências de ensino e de trabalho. Uma das empresas de acolhimento de estágio e empregadora em Macedo de Cavaleiros, na qualidade do seu representante Miguel Mariano, gerente da Marisqueira Novo Mariano relembrou como começou esta bela parceria que evoluiu ao longo dos últimos anos, onde alunos da nossa escola aprofundaram conhecimentos nesta área.

As histórias que mais fascinaram quem assistiu ao showcooking foram as que o marisco tinha para contar: como distinguir um camarão vermelho de um camarão de rabo azul, o modo de confecionar um carabineiro ou búzios, a distinção entre uma sapateira macho e uma sapateira fêmea, a forma de degustar percebes e como combinar a grande variedade de marisco disponível no mercado.

Este Workshop promovido pelos alunos do Curso Profissional de Restauração teve por objetivo dar a conhecer aos mais novos esta nobre iguaria, o marisco que tantos apreciam, mas tão pouco conhecem na sua essência.

No final, todos tiveram oportunidade de degustar as iguarias apresentadas. Foi um momento de convívio organizado e descontraído, que permitiu esclarecer alunos interessados nesta área, promoveu o contacto com antigos alunos e uma entidade empregadora, onde reinou a boa disposição e partilha de experiências e saberes.

É sempre bom reencontrar antigos alunos, com vontade de voltar ao local onde cresceram, transmitindo de forma tão genuína o seu conhecimento aos mais jovens. Fundamental também, são os excelentes parceiros de estágio que contribuem para o crescimento individual e profissional dos nossos jovens e garantem a sua fixação na nossa região.