“Outubro Rosa” no AEMC

Os Cursos Profissionais e CEF do AEMC destacaram uma semana para assinalar o “outubro rosa”, com atividades de informação e sensibilização da prevenção e diagnóstico do cancro da mama.

No âmbito da celebração do mês de prevenção do cancro da mama, realizou-se a atividade denominada “outubro Rosa”, entre os dias 25 e 27 de outubro, no Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, dinamizada pelos alunos dos três anos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, orientados pelas professoras Ana Certo, Helena Mofreita e Sílvia Vieira.

A conceção da atividade teve por base as evidências atuais, que indicam que o cancro da mama é um relevante problema de saúde pública. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), o cancro da mama é o mais frequente (prevalente) em Portugal e em todo mundo.

Em 2020, no nosso país, estimou-se que 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1800 tenham morrido com esta doença. Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher (com maior número de casos), cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.

A finalidade da atividade prendeu-se com a consciencialização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, divulgando toda a informação à comunidade escolar.

Ao falar sobre cancro nas escolas, alertam-se professores, funcionários, alunos e pais para a importância da adoção de um estilo de vida saudável, recordando, por exemplo, que cerca de um terço dos cancros mais comuns poderiam ser evitados. Com a mensagem de que tomar decisões saudáveis, como não fumar, ser fisicamente ativo e escolher alimentos e bebidas saudáveis, contribui-se para a redução do risco de cancro.

A atividade consistiu na exposição de um moral alusivo ao tema, com informação relativa aos rastreios e diagnósticos do cancro da mamã.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) contactou as responsáveis da atividade, solicitando uma parceria com o AEMC, de forma a poderem participar na atividade. Posto isto, e dada a recetividade dos alunos, foi realizada a venda de “brindes” disponibilizados pela liga, revertendo todo o valor angariando para a respetiva associação.

As turmas do Curso Profissional Técnico de Restauração e CEF em Empregado de Restaurante /Bar também aderiram à atividade, com a confeção e serviço de iguarias, como, pipocas “rosa” embaladas em cartuchos “rosa”, quadradinhos de marmelada em forma de ouriços com laços cor-de-rosa, bolachinhas, sumos naturais ricos em vitaminas e antioxidantes e chás de frutos vermelhos.