Semana da ciência e tecnologia do IPB – 2021

Nos dias 22 e 23 de novembro os alunos dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, participaram na semana da SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2021 promovida pelo Programa Ciência Viva que tem como finalidade proporcionar aos estudantes dos diferentes graus de Ensino regular e Profissional e ao público em geral, uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica.

As atividades proporcionaram múltiplas potencialidades pedagógicas e formativas, facilitando o acesso a informação, promovendo ainda a interface entre o mundo académico e empresarial, a educação formal e não formal, tendo em vista motivar e incentivar os alunos a encontrar o seu interesse na área da formação académica, apoiando as decisões do seu futuro pessoal e profissional. 

Os alunos do Curso Profissional de Saúde, iniciaram as atividades na Escola Superior de Saúde, no laboratório, com a Dr. Josiana Adelaide Vaz onde foi abordado o conceito de tanatologia, estudo que investiga os mecanismos e aspetos forenses da morte. Participaram ainda em atividades relacionadas com a sua área de formação: “Sinais que indicam vida” orientada pela Dr. Matilde Delmina da Silva Martins; “o esqueleto vai mexer contigo” atividade orientada pela e Dr. Teresa Correia. Durante a tarde participaram em atividade de caracter mais transversal: “vem pesquisar conservantes danosos”, pesquisando sulfitos em produtos cárneos (salsichas), permitindo identificar alimentos que prejudicam a saúde dos seres humanos. No Centro Europe Direct Bragança, assistiram a uma palestra designada por “O que é ser cidadão europeu? Quais as oportunidades? Quais os teus direitos?”. 

Os estudantes do Curso Profissional de Técnico Restaurante/Bar, tiveram a oportunidade de realizar várias experiências, umas na sua área de estudo (Aromas e sabores naturais; Vem pesquisar conservantes danosos) outras de caráter transversal (O que é ser cidadão europeu? Quais as oportunidades? Quais os teus direitos?; Tu trabalhas em grupo e eu MIRO-te). 

Este dia proporcionou aos alunos do ensino profissional, do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, o contacto direto com uma instituição do ensino superior, contribuindo para esclarecer algumas dúvidas relativas às escolhas do seu futuro académico. 

Para além do comportamento exemplar e da atenção com que estiveram em todas as atividades, destaca-se a enorme vontade por parte de alguns alunos em ingressar num curso desta instituição.   Os nossos jovens podem assim construir o seu presente “de olhos postos no futuro”.