Terça-feira, 30 Abril, 2024

XI Feira do Azeite e do Figo – Lombo | Macedo de Cavaleiros

Uma herança agrícola e gastronómica da região.

Os estudantes dos cursos de Técnico de Restaurante/Bar e Técnico Auxiliar de Saúde do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros provaram que a formação vai muito além das salas de aula ao participarem com destaque na XI Feira do Azeite e do Figo, realizada nos dias 7 e 8 de outubro na pitoresca aldeia do Lombo.
O evento anual, que celebra a rica herança agrícola e gastronómica da região, atraiu visitantes de toda a comunidade e arredores. Este ano, a participação dos alunos dos cursos profissionais acrescentou ao primeiro dia do evento uma dimensão educacional e prática.
Para os estudantes do curso Técnico de Restaurante/Bar a feira proporcionou uma oportunidade única de aplicarem alguns dos seus conhecimentos em contexto real. Sob a orientação dos seus professores, realizaram um showcooking e uma demonstração de bar com azeite e figo da região. Os visitantes tiveram a oportunidade de apreciar deliciosos Figos Secos com Chocolate, Dry Martini de Azeite e aprender mais sobre a importância desses ingredientes na gastronomia local.
Já os alunos do curso Técnico Auxiliar de Saúde transmitiram a importância dos serviços de saúde preventiva, como avaliação da tensão arterial e frequência cardíaca, orientações sobre nutrição e dicas de bem-estar. A sua presença na feira foi fundamental na sensibilização da comunidade para a importância da saúde, valorizando o consumo de produtos agrícolas tradicionais.
Os professores, demonstraram orgulho pelos alunos e pelas suas conquistas na XI Feira do Azeite e do Figo: “Os nossos estudantes demonstraram muita dedicação e habilidades práticas que são essenciais. Além disso, contribuíram de forma significativa para a comunidade local ao enriquecer a experiência dos visitantes da feira com a confeção e serviço de produtos inovadores, com muita qualidade, e ao proporcionarem o esclarecimento de algumas dúvidas sobre nutrição. É bom sentir que os nossos alunos são sempre recebidos com muito entusiasmo e que proporcionam momentos agradáveis de convívio com a comunidade”.
Obrigada pelo carinho, Lombo.
Vamos voltar!