Terça-feira, 23 Abril, 2024

Educação Inclusiva

No final de ano letivo transato, foi publicado o Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho que veio estabelecer os princípios e as normas da Educação Inclusiva.

Com a publicação do referido Decreto, é proposto a toda a comunidade escolar o grande desafio de garantir a inclusão, respondendo à diversidade das necessidades, potencialidades e valorizando a diversidade no enriquecimento de todos. É, pois, imprescindível e urgente reforçar a sensibilidade de todos os agentes educativos para a necessidade de adequar estratégias e metodologias que permitam a todos a plena inclusão na escola e na sociedade.

 

Assim, a escola inclusiva que almejamos, e em conformidade com a meta do Projeto Educativo do Agrupamento, “Uma Escola de Qualidade Inclusiva”, deverá ser um espaço de promoção de igualdade, não discriminatória, inovadora, personalizada, em que a gestão flexível do currículo e o trabalho colaborativo dos docentes, aumente as oportunidades de todos os alunos e lhes garanta o acesso ao currículo e às aprendizagens essenciais. Desta forma, respondemos à heterogeneidade dos alunos, eliminamos obstáculos e estereótipos no acesso ao currículo e às aprendizagens, assentando numa abordagem multinível, que integra medidas universais, seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão (artigos 7º, 8º, 9º e 10º do DL 54 e alínea c) do artigo 4º do DL 55 de 6 de julho).

 

A abordagem multinível baseada em modelos curriculares flexíveis, organizada em diferentes níveis de intervenção permite uma focagem na aprendizagem, nas expetativas e nas necessidades de todos os alunos, para poderem adquirir uma base comum de competências, valorizando as suas potencialidades e interesses.
Em jeito de conclusão e parafraseando David Rodrigues a inclusão deverá ser vista “como um conjunto de direitos, de deveres e de necessidades que nos levarão até ao desejo de uma escola justa e cidadã.”

 

 

EQUIPA MULTIDISCIPLINAR DE APOIO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

NomeFunção
Rogério Salvador Pereira RodriguesProfessor de educação especial — Coordenador
Cláudia Beatriz Garcia Carvalho Costa e SilvaAdjunta do Diretor
Maria Alexandra Gonçalves SubtilCoordenadora do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Paulo Agostinho Lourenço DiasCoordenador dos DT do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Gualter David Teixeira HonradoCoordenador dos DT do 3.º Ciclo do Ensino Básico
Hugo Miguel Alves CarabineiroPsicólogo