Sábado, 27 Abril, 2024

100 anos de Eugénio [de Andrade]

Eugénio de Andrade no Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros.

No ano em que se comemoram 100 anos do nascimento de Eugénio de Andrade, o Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros não quis deixar passar em claro a efeméride. Assim, levou a cabo uma exposição com elementos relacionados com a vida e obra do poeta.

A exposição, que está patente na Biblioteca Escolar, visa não apenas homenagear o centenário do nascimento do autor, mas também proporcionar aos alunos uma oportunidade única de conhecer e explorar a riqueza poética e cultural do seu legado.

A mostra inclui uma seleção de poemas marcantes de Eugénio de Andrade, destacando-se obras que abordam temas como a arte poética, o amor, a natureza, a identidade e a condição humana. Além disso, compreende a exibição de vídeos (em que diferentes pessoas, entre as quais o próprio poeta, dizem poemas seus), e outros documentos, que retratam a vida do poeta, desde a sua infância até às influências que moldaram a sua escrita.

Concebida e montada pelo professor Artur Martins, a exposição contou, na sua preparação, com o contributo do coordenador do Projeto Cultural de Escola, dos docentes do Grupo Disciplinar de Português e dos alunos do 12.º Ano de escolaridade, incluindo as turmas TAS e TRB dos Cursos Profissionais. Ao destacar a figura de Eugénio de Andrade, o Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros contribui para enriquecer o ambiente educativo e cultural da comunidade, celebrando um dos grandes nomes da poesia portuguesa.

Tendo como público-alvo os alunos do 3.º Ciclo e Secundário, esta atividade procura estimular o interesse pela literatura e promover a importância da cultura e da arte na formação integral dos estudantes. Na visita, os alunos são acompanhados pelos docentes de Português, podendo desenvolver atividades paralelas, como debates, com o objetivo de compreenderem e apreciarem a poesia de Eugénio de Andrade. Esta iniciativa está aberta também aos pais/encarregados de educação e a todos os membros da comunidade educativa.