Domingo, 28 Abril, 2024

Projeto de Intervenção do Diretor

O projeto de intervenção que apresento neste documento é fruto do conhecimento profundo que tenho, consequência da experiência de anos gestão, do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, desde a sua instalação, para além do obtido através de longas conversas e discussões com um conjunto de interlocutores (professores, funcionários, alunos, pais, responsáveis locais e regionais com conhecimento, experiência e interesse nas questões da educação e do ensino, em particular deste agrupamento de escolas).

Tal como afirmei no projeto de intervenção apresentado em 2013, “Pretendo continuar a contribuir para que o Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros tenha uma capacidade de visão e de intervenção ampla, voltada para o futuro e cada vez mais virada para a comunidade. Um Agrupamento gerador de competências, conhecimento, oportunidades e soluções, gestor de dinâmicas, de parcerias, participação e interação com a comunidade. Um Agrupamento capaz de estabelecer a necessária interligação da educação, com as atividades económicas, sociais, culturais e científicas”.

Esta é uma tarefa que requer experiência e conhecimento, liderança exercida dentro de um quadro de participação democrática, assente em lógicas de motivação e respeito profissional por professores e funcionários, contrariando lógicas meramente burocráticas.

 

Projeto de Intervenção do Diretor (2017/2021)