Sábado, 27 Abril, 2024

Testemunhos

Testemunhos.

A minha passagem pelo curso de Técnico Auxiliar de Saúde tem sido fundamental na minha formação e escolha profissional, tem-me aberto caminhos e permitido atingir os meus objetivos a todas as disciplinas com êxito. Este curso tem-me ajudado a direcionar a minha área de formação, que penso vir a frequentar no ensino superior, a área da saúde. A opção por este curso foi algo muito positivo, estou a gostar bastante do curso e tem-me dado a oportunidade de conhecer diversas áreas por se tratar de um curso que abrange uma série de conteúdos importantes na formação de um técnico nesta área. Considero-me uma pessoa com um bom percurso escolar, sobretudo por frequentar este curso que não só já me abriu as portas do mercado de trabalho, uma vez que tenho vindo a realizar alguns trabalhos na área em Lares, como também me irá ajudar, após a conclusão do mesmo a ingressar no ensino superior.
Na minha opinião a via profissional é sem dúvida excelente para qualquer estudante que tenha a oportunidade de a frequentar e que já tenha uma ideia da área que pretende seguir, sendo uma mais-valia para entrar no mundo do trabalho, cada vez mais competitivo.
Quando optei pela via do ensino profissional apostei na minha área vocacional. A nossa escola proporcionou-me a qualidade da formação que pretendia. É através deste curso que vou conseguir terminar o 12º ano e obter um certificado/diploma profissional com qualificações especializadas.
Assim, resta-me agradecer a oportunidade, os ensinamentos e a paciência dos professores que fazem parte da minha formação.
Obrigada,
Catarina Morais (aluna)




Entrar para o curso foi a melhor decisão, dada a minha vontade em ingressar no curso ligado à área da saúde, tendo a certeza que era uma mais-valia para o meu conhecimento e fazer então uma escolha em relação ao meu futuro.
Recordo os três anos que frequentei o curso com alguma nostalgia dado aos bons momentos vividos, onde fiz amizades que já mais esquecerei e onde nos deram a possibilidade de conhecer novos lugares.
O curso tem uma componente de formação muito interessante, que se tornou numa mais-valia, agora que estou no ensino superior.
É de referir a importância de todo o corpo docente que acompanhou nesses três anos, a mim e aos meus colegas onde nos ajudaram em todas as nossas dificuldades, e acima de tudo partilharam o conhecimento deles connosco fazendo parte do nosso processo de evolução ajudando a concretizar os nossos objetivos.
Cabe-me agradecer ao Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros por todas as oportunidades que nos deram para mostrar o quão importante é o curso profissional e abrir algumas mentes.
Aconselho este curso a todos aqueles que gostem da área da saúde e que queiram trabalhar nesta mesma área.
Nunca esquecerei o curso Técnico Auxiliar de Saúde, pois foi um ponto de partida para o que sou hoje, um muito obrigado!
Rui Vila Franca (ex- aluno)




Na qualidade de encarregada de educação, de uma jovem, que frequenta o curso de Técnico Auxiliar de Saúde, reconheço e valorizo todo o empenho e dedicação de todos os professores envolvidos neste processo formativo. É sem dúvida uma grande oportunidade para estes jovens que anseiam entrar no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo ou mesmo vir a ingressar no ensino superior. Estes cursos são de extrema importância para os qualificar com as devidas ferramentas e competências necessárias ao desempenho de uma profissão. 
A componente prática destes cursos e o facto de estar direcionado para uma área específica torna-se uma mais valia e obviamente motiva os jovens com percursos por vezes de absentismo a dedicarem-se a uma área mais prática e com um nível de qualidade na formação muito positivo.
Um Obrigada a todos,
Amélia do Nascimento Morais (Centro Dom Abílio Vaz das Neves)




Numa época em que é premente atender ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, e em que cada vez mais se valorizam atitudes, formas de ser e estar e se dá primazia à capacitação para resolução de problemas do quotidiano, é com enorme satisfação que, enquanto professora de turmas de ensino profissional, construo conjuntamente com  os meus alunos princípios orientadores de liberdade,  de responsabilidade, de valorização do trabalho, onde se insere a consciência de si próprio, a inserção na vida comunitária e a participação na sociedade que nos rodeia.
É neste contexto de ensino em particular que lido com alunos que acima de tudo são conscientes da sua escolha numa determinada área de saber e daquilo que esta implica, porquanto a grande maioria integrará o mercado de trabalho a curto prazo. Assim se torna evidente para todos a importância de, face à diversidade, à constante mudança e necessidade de adaptação, dotar os alunos de harmonia entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico.
Através de aulas de caráter prático, lúdico, e em contacto com a sociedade em geral, encaminho o percurso dos meus alunos para que possam ser pessoas autónomas e responsáveis e cidadãos ativos.
Numa comunhão de esforços, vivemos em sala de aula, e muitas vezes fora dela, experiências únicas verdadeiramente participadas pelos alunos, que levam à valorização dos seus conhecimentos e ao reforço das suas aprendizagens, preparando-os assim para a realidade da vida.
No ensino profissional os alunos aprendem a conhecer, a fazer e a viver com os outros, pelo que o aprender a ser é enfatizado pelas vias da convivência e da partilha nas suas distintas relações.
São momentos de entrega pessoal e coletiva que permitem o crescimento e a capacitação individual e a superação de eventuais debilidades e que nos enchem de orgulho porque sabemos que estamos a formar cidadãos com futuro profissional garantido e nada poderá dar-nos mais satisfação que isso como valorização dos NOSSOS esforços. 
Um muito obrigado aos meus alunos pela vossa dedicação e por arregaçardes as mangas na conquista de um futuro melhor. 
Sílvia Vieira (professora)




Sou aluna do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde e neste momento estou na fase final do curso.
Para mim este curso é uma mais valia para quem goste e queira exercer nesta área.  Foram três anos de muita aprendizagem e que desde o primeiro ano começamos a crescer tanto em conhecimento como psicologicamente. Enfrentamos uma realidade que até agora nos estava distante, e que nos fez perceber o quanto é importante cuidar o próximo.
Tivemos uma orientadora que esteve sempre presente tanto nos maus como nos bons momentos e que nos apoiou bastante ao longo deste percurso.Tivemos várias experiências e várias atividades ao longo dos 3 anos tanto com crianças como idosos. 
Desfrutem desta experiência e não se vão arrepender!

Beatriz Martins (aluna)




Somos alunas do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros. 
Escolhemos frequentar o Curso Profissional de Saúde, porque queremos seguir o ensino superior nas áreas de desporto e de fisioterapia.
Percebemos imediatamente que o curso profissional que escolhemos é muito técnico e prático. Além disso, é de muita qualidade e exigência, o que nos permite adquirir conhecimentos que suportarão o nosso futuro na universidade.
Também sabemos que há cada vez mais alunos dos cursos profissionais a candidatar-se ao ensino superior, e que existem cursos específicos nas escolas politécnicas e faculdades que têm um número de vagas reservado para nós.
Além desta alavanca para a universidade, o curso permite-nos estar em contacto com as empresas, através dos estágios e de várias outras atividades.
Marta Pinheiro refere, “o Curso Profissional, permite-nos aprender com pessoas que têm uma vasta experiência profissional e com ele podemos ter a parte teórica e a parte prática, e ainda um estágio que nos permite pôr as mãos na massa”.
É por isto, ainda na opinião de Marta, que os alunos da formação profissional têm acesso a mais propostas de trabalho: “Somos especializados numa determinada área, e cada vez mais empresas procuram pessoas especializadas e competentes.”
Estás hesitante porque não sabes se é a escolha mais adequada ao teu perfil?
“Sem dúvida que te aconselhamos a seguir esta via, dá-te enormes oportunidades!”


Marta Pinheiro e Matilde Delgado (alunas)




Entrei no Curso Profissional de Restauração e a minha escolha foi, sem dúvida, a mais acertada. Eu cresci neste tipo de negócio e o meu percurso nesta área de ensino ajudou-me a aprofundar e aprender mais a nível de cozinha, bar, atendimento ao público e gestão de todo o processo. Atualmente tenciono prosseguir os estudos ingressando no ensino superior na área de tecnologia alimentar, onde espero aprender mais acerca das produções agrícolas, industriais e aprofundar conhecimentos conforme os meus gostos profissionais.
Durante os 3 anos de curso eu evoluí tanto a nível pessoal como a nível profissional, trabalhando e estudando em equipa com os meus colegas, participando na organização e serviço de eventos, com realização de trabalhos teóricos e práticos, e para finalizar com a realização de Formação em Contexto de Trabalho que decorreu no restaurante dos meus pais, “O Sineta”, onde apliquei e ampliei os conhecimentos adquiridos tanto na área de cozinha como no serviço de sala, respeitei horários, tornei-me mais responsável, houve uma maior aproximação entre nós o que permitiu uma boa fluidez no trabalho.
Presentemente continuo a trabalhar no restaurante dos meus pais mas no próximo ano letivo pretendo candidatar-me ao ensino superior e creio que a conclusão deste curso pode facilitar o meu percurso profissional. Um dia pretendo e trabalhar na área do HACCP ou ser inspetora da ASAE.
Ao longo do meu percurso académico consegui boas notas a todas as disciplinas, sendo uma das melhores alunas do meu ano. Pretendo continuar nesta área de restauração por muitos anos.
O Agrupamento de Escolas De Macedo De Cavaleiros disponibiliza este curso acessível a todos os alunos que se queiram inscrever, aprender mais e formar-se na área da restauração.


Ana Raquel Banrezes Amaral (ex-aluna)




Nunca fui um aluno de boas notas, nem de gostar de estudar, mas sempre me interessei por Cozinha e Restauração em geral, sabia que era a profissão mais provável de seguir no futuro. No fim do 9º ano, tinha de fazer uma escolha, seguir ensino regular, onde dificilmente seria feliz e o meu sucesso improvável; ou optar por mudar de cidade, algo que um jovem de 15 anos nem sempre está preparado para fazer, e ingressar nas escolas de Turismo de Portugal.
Nesse ano, felizmente, abriu um curso Profissional de Restauração no Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros. Era uma opção possível e não pensei duas vezes em tomar a decisão, podia juntar o útil ao agradável e assim foi, nesse mesmo ano estava a seguir a minha profissão de sonho na minha cidade e na minha escola onde tinha todos os meus amigos.
Ao início, pensei que seria difícil arranjar pessoal qualificado na área da Restauração para poder dar aulas numa escola pública, o que não aconteceu. Tínhamos docentes completamente capacitados para o curso em questão, e todas as infraestruturas necessárias para as aulas práticas. Tivemos os nossos contratempos, devido a ser o primeiro curso do género a abrir na escola, mas foi algo que nos preparou para o futuro, a Restauração não é uma profissão fácil e não é um mar de rosas, vai haver sempre obstáculos necessários de ultrapassar independentemente do nível do restaurante ou hotel.
Hoje, estou no segundo ano da licenciatura em Restauração e Catering, onde a matéria lecionada não difere nada do que aprendi no curso, tudo o que aprendi no mesmo voltei a rever e foi, apenas, mais aprofundada. Tenho 22 anos, os últimos 7 pautaram-se por experiências em Restauração, desde restaurantes de Macedo, passando até por um restaurante com Estrela Michelin.
Ao longo dos três anos do curso Profissional, aprendi muito, mas mais que isso apaixonei-me pela Gastronomia, aprendi a viver cozinha e a percebê-la, graças aos eventos feitos, jantares, aulas práticas, provas e sem dúvida, a visitas de estudo que me permitiram alargar horizontes e que neste momento, na licenciatura não consigo ter.
O conselho mais importante que posso dar a futuros alunos é que os professores e as infraestruturas não fazem o curso bom ou mau, são vocês e a vossa dedicação, a vossa aprendizagem e o vosso sucesso dependem de vós, não de quem esta a ensinar, nem da matéria, mas de como cada um a retém e a usa no futuro.
Agradeço muito ao curso todas as portas que me abriu, tudo o que me ensinou, foram valores que levo para a vida e sem dúvida experiências que nunca mais irei esquecer. Obrigado a todos os docentes e ao Agrupamento de Escolas por tudo.


Luís Cordeiro (ex-aluno)




Frequentamos o Curso Profissional de Técnico/a de Restaurante/Bar no Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros. Escolhemos um curso profissional pois permite-nos seguir o ensino superior na área da hotelaria e restauração bem como o acesso a uma profissão certificada com o nível 4.
Além das aulas teóricas temos também aulas práticas que nos permitem adquirir as técnicas e a prática do serviço, que facilitam a qualidade do trabalho desenvolvido no estágio e dá conhecimento para uma oportunidade de emprego e conhecimento do mercado de trabalho.
Para além do que referimos anteriormente, praticamos os nossos conhecimentos em atividades desenvolvidas no nosso Conselho, como por exemplo, a Feira da caça e turismo, a Feira da agricultura, entre outras parcerias com a Santa Casa de Misericórdia, Cercimac, nestes eventos demonstramos à comunidade e empresas as competências adquiridas na Escola.
Também temos sempre vistas de estudo programadas no Conselho de Macedo de Cavaleiros, e outras mais distantes como Feiras Internacionais relacionadas com a nossa área de formação.


Andreia Martins e Daniela Morais, representado a Turma 11ºE